Era uma vez...ou não

 Olá! Me chamo Gustavo, tenho 47 anos e sou um entusiasta de jogos de tabuleiro e vídeo games desde pequeno. Os vídeo games sempre foram o meu hobby principal, e pode-se dizer que desde o Atari 2600, passando pelos PCs e chegando às gerações atuais dos consoles, sempre estive ativo nesse hobby.

 Além de jogar praticamente todos os gêneros de jogos eletrônicos, em 1998 me envolvi na criação de um site especializado no assunto: o jogos.com.br. Fui um dos principais desenvolvedores e produtores de conteúdo para o site, diariamente cadastrando novidades e escrevendo artigos e resenhas sobre jogos.  Em 2002 a equipe cresceu e passamos a publicar a Mundo dos Jogos, uma revista mensal com distribuição em todo o território nacional. Tínhamos, já naquela época, uma proposta diferenciada da maioria das revistas de jogos que circulavam no Brasil: falar sobre todo tipo de jogo, não só os eletrônicos. O foco principal sempre foram os vídeo games, mas também escrevíamos matérias sobre tabletop games, RPGs, Card Games, jogos play by mail e até uma coluna fixa sobre Xadrez!

Infelizmente ambos os projetos não puderam ir muito adiante devido à impossibilidade de manutenção dos servidores e de todos os demais custos envolvidos. Nossas atividades foram oficialmente encerradas em novembro de 2002.

 Nunca tivemos retorno financeiro, muito pelo contrário, mas sempre fizemos tudo por amor ao hobby.

Duas encarnações do jogos.com.br, em 2000 e 2002

A "cara" do jogos.com.br em outubro de 2000 e depois em maio de 2002.

 Tomando a pílula vermelha (ou seria azul?)

 Em 2012 descobri o que parecia ser um mundo paralelo, onde novos jogos de tabuleiro eram lançados aos milhares anualmente e não eram todos versões de Monopoly! A era de ouro dos board games já havia iniciado a alguns anos na Europa e Estados Unidos, mas eu estava preso na Matrix! Ainda não havia quase nada disponível no Brasil além dos ancestrais: Banco Imobiliário, War e Jogo da Vida, e pra conseguir clássicos modernos como Puerto Rico, 7 Wonders ou Ticket to Ride era preciso importar. Resolvi então testar as águas desse mar, acabei sendo arrastado para as profundezas e continuo nadando até hoje!

 Logo descobri que rolavam eventos públicos com jogos de tabuleiro modernos na minha cidade, sendo o Castelo das Peças um dos mais antigos. Cheguei a frequentá-lo algumas vezes e foi lá que fui apresentado a Catan, Bang, Citadels e Saboteur, mas não era fácil comparecer estando casado, com uma filha pequena e morando longe do local do evento. Para viabilizar a coisa toda eu precisei trazer as jogatinas pra dentro de casa.

 E então o Tabuleiros da Zona Oeste foi criado para dar vazão às aquisições descontroladas de jogos que se sucederam. Consegui reunir alguns amigos próximos e familiares que se interessaram pela novidade e começamos a jogar com uma certa regularidade desde então. Hoje sou pai de dois filhos que já se interessam por jogos, e assim o TZO vai crescendo! 

Descent Journeys In the Dark

Descent segunda edição: O jogo que deu início ao TZO

TZOWEB.COM 

 Desde o início do TZO, os eventos sempre foram registrados em fotos e comentados em um grupo privado criado no Facebook. Alguns anos mais tarde tive a idéia de tirar algumas estatísticas dos eventos passados, como: total de partidas jogadas, jogadores que mais venceram, entre outras coisas, mas os registros no Facebook não facilitam em nada essa tarefa. Foi então que decidi registrar os dados das partidas no site Board Game Geek, que por sinal é o maior portal sobre jogos de tabuleiro do mundo. Só que mesmo o BGG não oferece ferramentas suficientes para se trabalhar com os dados registrados.

 Como trabalho com desenvolvimento de softwares e já tinha experiência no desenvolvimento para a web desde a minha passagem pelo jogos.com.br, resolvi desenvolver um site próprio para exibir as estatísticas das partidas registradas no BGG. Nada melhor do que um projeto pessoal qualquer para aprender uma nova linguagem de programação e se atualizar também na profissão. Foi daí que surgiu a primeira versão do tzoweb.com, em 2016.

 O novo TZOWEB, que você está acessando agora, é uma grande evolução do site criado em 2016. Além das estatísticas de partidas, ele agora é também um blog onde pretendo voltar a publicar resenhas de jogos de tabuleiro e vídeo games ou qualquer outra bobagem ou devaneio que, com sorte, um ou dois perdidos na internet que chegarem até aqui possam achar interessante. Nâo tenho nenhuma pretensão de manter uma rotina fixa de publicações, mas isso também não quer dizer que eu não vá tentar! 

 Espero que goste do site, se tiver alguma sugestão ou comentário a fazer, não se avexe! É possível entrar em contato comigo através desta página.

 Um grande abraço e bons jogos!