Corrupção embrulhada para presente
O jogo Gùgōng, lançado no Brasil pela Kronos Games, se passa na China de 1570, durante a dinastia Ming, início do reinado do imperador Longqing. Neste período, a construção da grande muralha está em andamento e o país passa por uma grande re-estruturação. Os crimes de corrupção passam a ser punidos de forma severa, mas os nobres influentes recorrem à troca de presentes como forma de descaracterizar tais crimes e ainda assim manter a máquina corrupta funcionando. Trocar uma valiosa escultura de jade por um humilde vaso de barro em troca de um favor não é tão facilmente caracterizado como corrupção, mas cumpre o mesmo papel, e o jogo de tabuleiro implementa esta troca de presentes como sua principal mecânica.
Temos aqui um euro com alocação de trabalhadores como mecânica principal. Os trabalhadores são os presentes que devem ser trocados com o oficial responsável pela ação desejada no tabuleiro, sempre de maneira favorável ao oficial. Os presentes são representados por cartas com valores numéricos e as trocas são válidas desde que o valor da sua carta seja superior ao valor da carta do oficial que estará exposta no tabuleiro. As cartas trocadas permanecem no tabuleiro e os próximos jogadores poderão trocar seus próprios presentes por ela, fazendo com que o estado do tabuleiro e as condições para realização das ações mudem o tempo todo. Para evitar que o planejamento prévio de uma ação seja totalmente arruinado após uma troca de outro jogador, há a possibilidade de efetuar trocas de presentes de valor menor, desde que o jogador descarte também servos (outro recurso do jogo) ou uma carta de presente adicional. Esta última alternativa é quase sempre ruim pois o número de cartas que o jogador possui é igual ao número de ações que ele poderá fazer por rodada, portanto é preciso avaliar bem se vale a pena gastar duas ações potenciais para realizar apenas uma, mas esse tipo de decisão só torna o jogo mais estratégico e interessante.
O tabuleiro é dividido em 7 áreas, sendo cada área controlada por um oficial da cidade e, portanto, há 7 ações possíveis no jogo. Cada ação vem em duas versões, a padrão e a melhorada. Para realizar a versão melhorada da ação, é preciso descartar servos além da troca da carta de presente. Além da ação do tabuleiro, algumas cartas de presente dão direito ao jogador realizar uma ação extra (impressa na carta) ou receber um bônus (ex.: servos adicionais). O jogador pode escolher não realizar a ação do tabuleiro e realizar apenas a ação bônus da carta de presente, ou o contrário, mas sempre que possível o ideal é escolher as duas.
Existe uma ação do tabuleiro que é um avanço na trilha do palácio do imperador, com o objetivo de conseguir uma audiência. Chegar até o topo da trilha é mandatório, caso contrário não se pode vencer o jogo. É uma ação pouco atrativa e que não dá pontos de vitória durante o percurso, por isso são muito valiosos os bônus de outras ações ou cartas de presente que permitam avançar nessa trilha "de graça". O jogo é rápido, só dura 4 rodadas, portanto não se deve bobear com esse objetivo. Há um prêmio em pontos de vitória para quem chega ao topo da trilha, sendo que quem chega antes ganha mais.
Como em boa parte dos jogo de alocação de trabalhadores, há ações boas e outras não tão boas no tabuleiro, mas em Gùgōng a diferença não é sutil. Não posso afirmar categoricamente que você precisa focar em determinada ação para ganhar, mas me parece que, se você não der uma atenção à construção da muralha, vencer o jogo será mais desafiador. São poucas as ações que concedem pontos de vitória diretamente, e a da muralha é uma delas, daí a sua importância. Outra forma de conseguir pontos é colecionando pedras de jade, mas a ação de compra dessas pedras é bem cara e vai encarecendo cada vez mais ao longo do jogo. Talvez seja uma estratégia válida, mas me pareceu mais difícil do que focar na construção da muralha.
A ação que avança na trilha de intriga é bem fraca. Ela permite resolver os empates no jogo a seu favor e, se estiver bem avançado nela, pode trocar parte do avanço por alguns benefícios toda vez que ocorrer uma pontuação da muralha em que você esteja participando. Ou seja, para tirar algum benefício realmente vantajoso é preciso ter investido previamente nesta ação (para estar bem avançado na trilha) e também ter investido na ação da muralha. Muitas condições para pouco retorno na minha opinião. Como prêmio de consolação, o primeiro jogador a usar esta ação na rodada será o primeiro a jogar a próxima rodada.
A ação das viagens é interessante. No início de cada rodada, uma série de tokens de bônus são colocados aleatoriamente ao longo de vários caminhos que podem ser percorridos pelo seu meeple. Ao percorrer um caminho você vai obtendo os benefícios localizados nos espaços por onde passa e alguns dos bônus recolhidos podem ser estratégicos em situações específicas, então é interessante observar qual caminho é mais interessante de ser percorrido baseado na sua estratégia de jogo, já que, uma vez escolhido o ponto de início da viagem, o meeple deverá seguir somente por espaços adjacentes e não terá como chegar rapidamente a espaços muito distantes.
A ação dos decretos desbloqueia habilidades especiais que vão beneficiá-lo ao longo da partida ou na contagem final de pontos. Você pode, por exemplo, conseguir um desconto fixo na aquisição de pedras de jade na ação de compra, ou a vantagem de usar um servo adicional (da reserva) na ação de construção da muralha. Os decretos são escolhidos aleatoriamente no início da partida, e apenas uma parte é utilizada, garantindo assim maior re-jogabilidade.
Por fim, existe a ação do grande canal, que é onde você move embarcações através de um canal, parando em portos que garantem benefícios muito bons, desde que você aloque no navio uma quantidade suficiente de servos. São 3 tipos de bônus, que estarão disponíveis dependendo do porto:
- Cartas de presente adicionais - fantásticas, pois cada carta adicional equivale a uma ação adicional por rodada
- O servo duplo - excelente, pois conta como um servo mas ocupa o espaço de dois na construção da muralha e nas embarcações
- 4 pontos de vitória - Em um jogo onde os pontos de vitória são escassos, não pode ser menosprezado.
Tanto nesta ação quanto na ação dos decretos, há o bloqueio definitivo de servos até o fim da partida, e como este recurso é muito limitado, é preciso tomar cuidado para não ficar sem servos durante o jogo para usar nas demais ações.
Ainda vale comentar sobre os dados do destino, que não devem ser, de maneira nenhuma, negligenciados. No início de cada rodada, 3 dados são rolados e determinarão os valores de presentes que concederão servos adicionais na próxima rodada. No final da rodada, cada jogador mostra os presentes que terminaram em sua mão cujo valor coincide com o valor de um dos dados do destino. Quanto mais presentes coincidirem, mais servos. Além disso, o jogador que conseguir a maior quantidade de cartas coincidentes, ganha 3 pontos de vitória e um avanço grátis na trilha do palácio! Um prêmio excelente! Esta mecânica torna ainda mais estratégica a decisão da troca dos presentes para realização das ações, pois você vai querer trocar os seus presentes por outros cujo valor coincida com um dos dados do destino.
A produção do jogo é muito boa, o tabuleiro é bonito, as peças e tokens não deixam nada a desejar às melhores produções do mercado. O tema é muito bem implementado para os padrões de um euro e as mecânicas de troca de presentes, os dados do destino e as ações que dão benefícios excelentes mas bloqueiam servos em definitivo, geram decisões muito interessantes. Há no entanto uma distinção razoavelmente clara entre ações boas e ruins, o que pode levar os jogadores a perseguir sempre a mesma estratégia em todas as partidas. De maneira geral o jogo é muito divertido, rápido mesmo com 5 jogadores e tem suporte a modo solo. O que me encantou mesmo e garantiu a aquisição, foi implementação do tema das trocas de presente na mecânica de alocação de trabalhadores, algo que me pareceu bastante original. Se você é um fã de estratégia e de euro games, vale uma conferida.
Ficha do Jogo: Gùgōng