Conheça o quebra-cabeça ecológico de Planet

A Papergames trouxe para o Brasil um jogo de tabuleiro casual, com apelo para toda a família, que combina simplicidade a um design elegante. Estamos falando de Planet, jogo de Urtis Šulinskas, lançado em 2018 pela Blue Origin Games. Neste jogo, para até 4 jogadores, cada participante monta o seu próprio planeta escolhendo peças que representam áreas de diversos tipos de eco-sistemas com o objetivo de atrair a maior quantidade de animais para habitá-lo.

O Jogo

Cada jogador recebe um dodecaedro plástico com imãs nas faces, que representa um planeta. 

Durante 12 rodadas, os jogadores construirão o seu próprio planeta, escolhendo peças para cada face de modo a criar regiões variadas de 5 tipos de eco-sistemas: desertos, oceanos,  florestas, geleiras e montanhas

Cada jogador recebe uma carta de objetivo no início da partida indicando qual é o tipo de ambiente que deve predominar em seu planeta, quanto maior a quantidade de áreas daquele tipo presentes no planeta no final da partida, maior a quantidade de pontos recebidos.

O tabuleiro tridimensional de planet

O "tabuleiro" 3D de Planet e carta de objetivo indicando um planeta com predominância de florestas. (Direitos da imagem: Blue Orange Games)

No início de cada rodada é revelado um conjunto de 5 peças (tiles) pentagonais que serão selecionadas pelos jogadores. Cada jogador escolhe somente uma peça na ordem de turno e a posiciona imediatamente em uma das faces do seu planeta na posição que desejar. Uma vez colocada, a peça não pode ser reposicionada. 

A partir da terceira rodada, após todos os jogadores posicionarem a peça de face, há uma disputa por animais para habitar os planetas. Cada animal tem um requisito de habitat e o jogador que atender a este requisito leva o animal para popular o seu planeta. 

Todas as cartas de animais (lindamente ilustradas pela artista Sabrina Miramon) são abertas desde o início da partida, então todos os jogadores saberão que animais estarão em disputa em qual rodada e podem tentar se planejar para atender ao requisito quando a rodada chegar.

Os requisitos possíveis são os seguintes:

  • O planeta com a maior região de um tipo que faça fronteira com uma região de outro tipo;
  • O planeta com a maior região de um tipo que não faça fronteira com uma região de outro tipo;
  • O planeta com a maior quantidade de regiões de determinado tipo; 

Cartas de animais

O esquilo (em destaque) vai habitar o planeta com a maior região de floresta que não faça fronteira com uma região de geleira. (Direitos da imagem: Blue Orange Games)

Cada animal está associado a um tipo de ambiente, se este for o tipo predominante do planeta (definido pela carta de objetivo) o animal valerá 1 ponto para o jogador no final da partida, caso contrário valerá 2 pontos. Em casos de empate nos requisitos de um animal durante a partida, a carta deste animal é movida para a disputa do turno seguinte, para que os jogadores tenham mais tempo para tentar desempatar. 

Conclusão

 Planet trás para a mesa um elemento tridimensional com peças imantadas que parece só um artifício para deixar o jogo mais atrativo, mas de fato ajuda a desenvolver a visão espacial do jogador, principalmente das crianças, além de promover um quebra-cabeça original. O "gimmick" funciona bem, embora o apelo tátil possa fazer com que alguns jogadores mais estabanados derrubem o planeta na mesa, provocando o descolamento das faces. Não que os imãs sejam de baixa qualidade, mas não são a prova de pequenas quedas. Fora esse pequeno contratempo ao qual o jogo está vulnerável, a produção do jogo é de alta qualidade, com design gráfico caprichado e arte lindíssima. O jogo tem regras simples e fáceis de explicar até mesmo para as crianças e o tema é particularmente atrativo para elas. Afinal, que criança não gosta de animais? Quem não vai querer trazer um Panda para habitar o seu próprio planeta?

 Muita informação é aberta para todos desde o início, o que tem potencial para exercitar bastante o planejamento a longo prazo. Ao mesmo tempo há decisões táticas a todo o momento, principalmente quando a face ideal para aumentar uma região de floresta é selecionada primeiro por outro jogador e você precisa se adaptar para, ainda assim, tentar trazer o Panda para popular o seu planeta. O posicionamento de cada tile nas faces do planeta pode dar um nó no cérebro dos menos iniciados, pois não raro é preciso considerar as adjacências de vários lados do pentágono pra tentar cumprir um requisito ou até mais de um requisito com a mesma peça, mas apesar disso o jogo não é propenso a AP elevado. Planet me surpreendeu positivamente com sua proposta simples, elegante, bem executada e o que é melhor: atraente para toda a família.

Ficha do Jogo: Planet

Avaliação atual: 5 / 5