Caçando e quebrando a cuca em Cryptid

Um dos meus gêneros favoritos de jogos de tabuleiro é dedução. Adoro o quebra-cabeça mental que este tipo de jogo proporciona, dando pistas para que você desvende o mistério. Quando uma revistinha de passatempos Coquetel cai em minhas mãos, logo procuro pelos desafios de lógica, meus preferidos absolutos. Sendo assim, foi impossível resistir à proposta de Cryptid, jogo de dedução lançado em 2018 pela Osprey Games e prometido no Brasil pela Grok.

Em Cryptid, você e até 4 outros jogadores vão caçar um criptídeo, criatura cuja existência é sugerida mas não comprovada. Pode ser o Yeti, o monstro de Loch Ness, o Saci Pererê ou a Cuca, você decide, não faz a menor diferença. Cada um dos jogadores detém uma única pista sobre o paradeiro da criatura e esta pista deve ser mantida em segredo dos demais jogadores, já que todos querem ter a glória de provar a existência do bicho primeiro! O objetivo do jogo é justamente ser o primeiro a encontrar o único espaço do tabuleiro onde a criatura se esconde.

O tabuleiro do jogo é modular, composto por 6 peças que se encaixam em diversas combinações e formam um mapa que é um grid de hexágonos representando alguns tipos de terreno como: floresta, deserto, pântano, montanha e água. Além disso algumas áreas do mapa são demarcadas como habitat de urso ou habitat de puma.

O setup pode ser feito através de cartas que mostram como montar o mapa e indicam onde cada jogador deve obter sua pista em um dos vários livretos que acompanham o jogo. Mas é mais fácil ignorar tudo isso e usar o aplicativo que foi criado para esse fim. O meu pacote de cartas de setup nunca foi sequer aberto, sempre usei o aplicativo.

Além de encaixar os tiles que formam o mapa, as instruções ainda informam a posição exata onde devem ser colocadas peças de madeira que representam cabanas abandonadas e pedras que poderão servir de ponto de referência em algumas pistas.

 Cryptid na mesa

O resultado na mesa é um quebra-cabeças bem colorido e abstrato que dá um nó no cérebro. 

Em seu turno o jogador pode fazer uma pergunta a outro jogador a respeito de um hexágono do mapa, ou então pode iniciar uma busca pela criatura. No primeiro caso ele indica um hexágono do mapa e pergunta a outro jogador se a criatura pode viver ali. Se o jogador questionado responder sim, baseado exclusivamente na única pista que possui, ele coloca um disco da sua própria cor no local. Se a resposta for não, coloca um cubo.

Se optar por iniciar uma busca, o jogador coloca um disco da sua cor em um hexágono do mapa onde a busca será feita e todos os demais jogadores devem responder com um disco (sim) ou com um cubo (não) sobre a possível presença da criatura naquele espaço. Se alguém colocar um cubo, a busca termina imediatamente. Se todos colocarem discos, o jogador que fez a busca vence a partida, pois encontrou o único lugar do mapa onde isto é possível!

Em ambos os casos, sempre que um jogador responder com um cubo, o jogador que fez a pergunta (ou iniciou a busca) também deverá colocar um cubo seu em outro espaço onde a criatura não pode habitar, baseado exclusivamente em sua própria pista. Desta forma, testar o conhecimento de outro jogador pode forçar você a dar uma dica do que sabe para os outros jogadores! Para despistar, você ainda pode questionar sobre espaços onde tem certeza que o bicho não pode estar. 

Já deve ter dado pra perceber que para vencer em Cryptid você deve tentar descobrir as pistas dos demais jogadores. Para isso, é importante ter conhecimento das 24 combinações de pistas possíveis, dentre 6 tipos diferentes.

Exemplificando: há um tipo de pista que diz que a criatura está em um terreno do tipo A ou do tipo B. Como são 5 tipos de terreno possíveis, existem 10 combinações para este tipo de pista. Outro tipo de pista diz que a criatura está a até 3 espaços de distância de uma cabana ou pedra de uma cor específica, como existem 4 cores de peças, haverão 4 combinações possíveis para este tipo de pista.

É necessário analisar a todo momento as dicas que os demais jogadores darão ao colocar cubos ou discos no tabuleiro, para tentar chegar na pista certa daquele jogador por eliminação. É um desafio mental de lógica que frita o cérebro de qualquer um! Mas se a partida estiver emperrada, é possível pedir uma dica ao jogo para facilitar a vida. De qualquer forma deve ter gente que acha o jogo fácil, pois existe um modo avançado onde o total de pistas possíveis pula para 48!

Depois que se pega o jeito as partidas tornam-se bem rápidas, raramente ultrapassando 30 minutos, mas no início é possível que hajam complicações. Como  a maioria dos jogos de dedução que dependem da resposta correta dos jogadores, Cryptid é frágil e pode ser quebrado facilmente por uma bobeada. Basta um jogador responder com um cubo no lugar onde deveria se um disco para zoar completamente a partida. É importante explicar bem direitinho as regras, principalmente como medir distância, para tentar mitigar esses problemas. Ainda assim é quase certo que aconteçam erros que quebrarão uma ou outra partida. Não é nada tão grave, já que as partidas são rápidas e geralmente você vai sentar para jogar várias em sequência. Há inclusive um bom facilitador para isso: não é necessário refazer o mapa para iniciar uma nova partida, basta distribuir novas dicas que vão levar a outro espaço no mesmo mapa, com a mesma configuração inicial de tiles e peças.

Cryptid é um exercício de lógica e dedução fantástico! É daqueles que, quando você vence, fica se achando super inteligente. Trata-se de uma experiência de análise dedutiva pura e totalmente abstrata. Poderia não ter tema e funcionaria exatamente do mesmo jeito. O jogo permite re-jogabilidade praticamente infinita com muito poucas peças e regras. A arte de Kwanchai Moriya não está particularmente fabulosa neste jogo, mas é funcional. Se você gosta de jogos de pura dedução, vai se divertir certamente.

Ficha do Jogo: Cryptid

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